quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O pão...

... que o Diabo NÃO amassou!...


:D


Ah, pois é, pessoal, a máquina do papá já funcionou!!!

Fiz um pãozinho pequenino (ainda ando a experimentar as medidas, e os resultados, claro), que tenho comido à fatia nestes dias.




Experimentei uma receita de pão com ervas e azeite, e passo a divulgar a receita:


- 3 copos de farinha integral da Nacional (calhou ser esta, também tenho de variar nas farinhas, óbvio!);

- fermento natural fresco (3/4 dum pacotinho)

- 2 colheres de sopa de azeite

- 2 colheres de sopa de açúcar (não fica doce, é para ajudar as leveduras)

- 2 colheres de chá de orégãos (secos)

- 1 colher de chá de salsa (seca)

- 1 + 1/2 colher de chá de sal

- 1 + 1/4 copo de água




3h e 40min (programa para pão integral) depois... (e com o cheirinho a pão pela casa fora...)


Mnham!

Pãozinho quente com manteiguinha de ervas e alho...
:D

Mas não é tudo!!!



Também fiz iogurtes caseiros. Nada de novo, coisa que já fiz muitas vezes na iogurteira da minha mãe, mas a novidade aqui é que foi sem iogurteira! :)


Fiz na panela de pressão!


A receita base, seja em iogurteira, seja onde for, é misturar bem um litro de leite quente (aquecido ao ponto do calor ser suportável quando metemos um dedo) com um iogurte natural.

Depois, existem diversas variações: juntar açúcar, mel, banana, aromas, leite em pó, leite condensado... O limite é a imaginação, creio! :)

Como ia experimentar a minha panela de pressão, e não tinha copos próprios nem os frascos que tinha em casa serviam, usei os copos em forma de lata do Mac... Eheheh (Isto de aderir aos menús de Verão ainda rende.)

Coloquei o cozedor a vapor, para não estarem os copos em contacto com o fundo da panela e comecei a encher com água quente (no máximo do esquentador).

Depois inseri os copos com a mistura de leite e iogurte. A água ficou acima de meio dos copos, mas até podia ter ficado mais perto do bordo.

Fechei bem a panela e fui dormir.

De manhã, abri a panela e...


Mnham!




O primeiro comi-o simplesmente, e segundo comi com doce de ameixa...

Os restantes estão tapadinhos (com tampas de outros frascos), no frigorífico, à minha espera! :D




E pronto, são estas as pequenas aventuras gastronómicas cá de casa! :)


Beijitos :)

15 comentários:

  1. Se o Diabo não amassou, então, deve ter um sabor divinal (seja lá o que isso for).

    ResponderEliminar
  2. FAQ(er):
    Tem sim...
    Então com marmelada......... :D

    Beijitos :)

    ResponderEliminar
  3. Eu Mesma!:
    Já me pediram em casamento só por causa disto... lol
    Mas acima de tudo, eu sou é "uma rica prenda"... ;)

    beijinhos, princesa!

    ResponderEliminar
  4. Sim senhora

    3h40 com o padeiro .... :-)

    Pequeno almoço quase completo, só faltam as compotas :-)


    Beijinhos Doces e mmmmmmmmmmmmm

    ResponderEliminar
  5. Fadinha, faz-me um favor: quando colocares posts destes avisa-me. É que assim evito babar o teclado quando entro no blog, tá? Obrigado.

    ResponderEliminar
  6. Inside Me:
    O padeiro estava na cozinha e eu no escritório... Depois o cheirinho invadiu me as narinas... Huummmm....

    Está bom e fofinho! ;D

    beijitos

    ResponderEliminar
  7. Jiiii....:

    Amor com amor se paga... ;)

    Beijitos, guloso (ao menos EU partilho receitas, né??)

    :D

    ResponderEliminar
  8. Tudo com muito bom aspecto eu que até não sou nada adepto de iogurtes fiquei com vontade de provar esses caseiros :).
    O pão ainda é algo que me tenho de aventurar um dia. Linda se quiseres receitas de compotas para juntar ao maravilhoso panito é do mais simples que há.

    Beijinhos e vai mostrados os teus dotes ok

    ResponderEliminar
  9. Fada,
    As minhas aventuras com a máquina do pão foram mais longe! Hoje fiz frango.
    Quanto aos iogurtes ainda estou a pensar nos próximos. Continua.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Caranguejo:
    E se tu trouxeres as compotas e eu levar o pão e os iogurtes e fizermos um piquenique? :D
    (Hei-de experimentar fazer as padinhas... :D )

    Beijinhos e bom Domingo!

    ResponderEliminar
  11. Tulipa Branca:
    Já me andei a babar no teu blog! :)

    Beijitos e bom Domingo! :)

    ResponderEliminar
  12. Jiiiiiiiii!!!!

    "Caranguejo disse...
    Beijinhos e vai mostrados os teus dotes ok"

    Vês, Ji, vês, há quem queira que eu mostre, vês, vês? Toma, toma! :p

    E Ji...
    Não vás ver este... "http://receitasdatulipabranca.blogspot.com/"

    Ou se fores, leva babete, sim?

    ;)

    Beijitos, Jibóia preferida cá da selva! :D

    ResponderEliminar
  13. O pão tem um aspecto fenomenal...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. hahahahahah fotografia mais parola não há!!! os copinhos do macdonald's hahahahah e a toalha??? do melhor! loooooooooooooooool

    anti-fadas

    ResponderEliminar

Sopra no vento o que pensas, sentes ou sonhas... Que o vento trará até ao alto da minha árvore as tuas palavras...

Obrigada...